Pesquisa
A componente de Investigação Transnacional do In Loco envolve a formação de 40 investigadores refugiados (RRs) em métodos de investigação qualitativa, bem como a recolha e análise de dados para realizar investigação entre pares. Coordenados pela University College Dublin, os investigadores académicos desenvolverão diretrizes para moldar a conceção da investigação e darão formação sobre metodologias de investigação, incluindo a forma de elaborar perguntas para as entrevistas, selecionar os entrevistados, dominar as técnicas de entrevista e analisar os dados.
Os RRs aplicarão esta formação para realizar 200 entrevistas com newcomers (migrantes, refugiados, requerentes de asilo, etc.) que tenham experimentado práticas de integração em pelo menos dois países europeus. Receberão apoio contínuo do comité académico do In Loco, bem como de um workshop presencial em Lisboa para discutir os resultados.
No final do projeto, a rede de RRs e de entrevistados que contribuíram para a investigação será formalizada no New European Welcome (NEW) - um grupo de reflexão de advocacia e de investigação liderado por refugiados em Bruxelas. Informado pelos resultados da investigação, o NEW irá liderar os esforços de advocacia e lobbying para a mudança de políticas ao nível da UE.